domingo, 17 de outubro de 2010

Jeff Beck



Jeff Beck (nascido Geoffrey Arnold Beck; Wallington, 24 de junho de 1944) é um guitarrista britânico que tocou em várias bandas influentes da década de 1960.
Assim como muitos músicos de sua época, Beck começou a trabalhar como guitarrista de estúdio. Em 1965 ele entrou para o Yardbirds (depois que Eric Clapton deixou o grupo). Dezoito meses depois ele também sairia, principalmente por problemas de saúde. Beck passou os anos seguintes tentando obter algum sucesso com sua The Jeff Beck Band - embora os álbuns vendessem bem suas músicas não eram muito comerciais, só conseguiu reconhecimento com o grande público ao gravar em 1975 o álbum Blow by Blow em carreira solo.
Uma característica marcante de seu trabalho é o fato de ele não trabalhar sempre com o mesmo estilo musical,optando por uma fusão de estilos que vão desde o jazz ao rock n' roll com um toque pessoal.
Recentemente uma rádio fez uma pesquisa mundial com uma série de críticos e Jeff Beck foi considerado o 4º maior e mais influente guitarrista do rock. Na revista Rolling Stone ele está em 14º entre os 100 maiores guitarristas de todos os tempos.
Ele continua esporadicamente a gravar e lançar seus discos. Em seus últimos três discos ele fez um trabalho com música eletrônica.
Tem paixão pelos hot rods, carros antigos que são alterados. O próprio Beck é um habilidoso mecânico e restaurador, chegando a ser elogiado por grandes nomes desse meio pelos seus trabalhos com os carros.[carece de fontes]
Ao contrário da maior parte dos guitarristas do rock, Jeff costuma tocar sem a palheta.

Sem comentários: