Guitarristas

          Van Halen
Edward Lodewijk Van Halen, mais conhecido como Eddie Van Halen (Amsterdão, 26 de janeiro de 1955), é um guitarrista e produtor musical holandês radicado nos Estados Unidos, co-fundador da banda Van Halen.

É filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen. Viveu em Amsterdã até 1962, quando sua família mudou-se para Pasadena, Califórnia,Estados Unidos.
Juntamente com seu irmão Alex Van Halen, Eddie fundou a banda Van Halen, famosa internacionalmente no campo do hard rock. Hoje em dia, conta com seu filho, Wolfgang Van Halen, como baixista do Van Halen.


    CARLOS SANTANA


Carlos Alberto Santana Barragán, mais conhecido como Santana (Autlán de Navarro, 20 de Julho de 1947), é um conhecido guitarrista e compositor mexicano. Tornou-se famoso na década de 1960 com a banda Santana Blues Band, conhecida posteriormente apenas como Santana - mais precisamente com a sua atuação no Festival de Woodstock em 1969, onde ganhou projeção mundial.

O pai de Carlos Santana era um violinista de mariachi, e o jovem Carlos inicialmente aprendeu o violino, porém mudou para a guitarra quando tinha 8 anos de idade. Depois que a família mudou-se para Tijuana, Santana começou a tocar em casas noturnas e bares. Ficou em Tijuana quando sua família decidiu mudar para São Francisco, nos Estados Unidos, porém logo se juntou a eles. Em 1966, ajudou a formar a Santana Blues Band, nome posteriormente encurtado para Santana. A banda começou a tocar no Fillmore West Auditorium, onde muitas das grandes bandas de São Francisco começaram. A primeira gravação de Santana foi The Live Adventures of Mike Bloomfield and Al Kooper, com Al Kooper e Mike Bloomfield.
Depois de assinar com a Columbia Records, Santana lançou um álbum auto-intitulado Santana. O grupo consistia, na época em: Carlos Santana (guitarra), Gregg Rolie (teclado e vocais), David Brown (baixo), Michael Shrieve (bateria), Jose Areas e Michael Carabello (percussão). Na turnê que fizeram para divulgar o álbum (que incluía os sucessos "Jingo" e "Evil Ways"), a banda tocou no Festival de Woodstock. A apresentação aumentou enormemente a popularidade do Santana. Santana se tornou um grande sucesso, tal como o álbum Abraxas, de 1970 (destacando a música "Oye Como Va") e Santana III, de 1971. Em seguida, a formação original do Santana se desfez. Gregg Rolie se tornou um dos fundadores da banda Journey.
Carlos Santana manteve o nome e utilizou diversos músicos diferentes para continuar a turnê pelo país, lançando vários álbuns. Durante este período, Carlos adotou o nome "Devadip", dado a ele pelo líder espiritual Sri Chinmoy. Vários álbuns foram lançados nas décadas de 1970 e 1980, incluindo colaborações com Willie Nelson, Herbie Hancock, Jones, Wayne Shorter, Ron Carter e The Fabulous Thunderbirds. Em 1991, Santana apareceu como convidado no álbum "Solo Para Ti", de Ottmar Liebert, nas músicas Reaching Out 2 Ue numa versão de sua música Samba Pa Ti. Carlos Santana foi incluído no Hall da Fama do Rock em 1998.
Carlos Santana lançou em 1999 o álbum Supernatural, que teve as participações de Rob Thomas, Eric Clapton e Lauryn Hill, ganhando prêmios Grammy em nove categorias, no ano seguinte, igualando um record histórico que somente Michael Jackson detinha.
Santana costuma usar guitarras PRS de modelo próprio (Signature). Foi aclamado pela revista Rolling Stone como o 15º melhor guitarrista de todos os tempos.
(fonte: Wiquipedia)

   Jimmy Page

    
   
Sir James Patrick Page, conhecido como Jimmy Page (Heston, 9 de janeiro de 1944), é um lendário guitarrista inglês, conhecido como um dos guitarristas que mais influenciaram o rock 'n' roll. Foi membro fundador de uma das bandas mais importantes do gênero, Led Zeppelin, e antes disso, pertenceu aos Yardbirds desde 1966 até 1968. Jimmy Page é frequentemente citado e considerado por muitos um dos maiores guitarristas de todos os tempos, estando classificado em sexto lugar em uma lista dos melhores guitarristas pela revista Time e em nono lugar na lista dos 100 maiores guitarristas da história pela Revista Rolling Stone . Page, que tocou nos Yardbirds, juntamente com Jeff Beck e Eric Clapton, foi um dos primeiros guitarristas a popularizar o uso da distorção e 'feedback' eletrônicos com afuzzbox de Roger Mayer

    Jimi Hendrix



James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix; Seattle, 27 de novembro de 1942 Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o maior guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais. Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icónico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Hendrix foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatónica. Foi influenciado por artistas de blues como B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Albert King e Elmore James, guitarristas de rhythm and blues e soul como Curtis Mayfield, Steve Cropper, assim como de alguns artistas do jazz moderno. Em 1966, Hendrix, que tocou e gravou com a banda de Little Richard de 1964 a 1965, foi citado como tendo dito: "Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz."
O guitarrista mexicano Carlos Santana sugeriu que a música de Hendrix poderia ter sido influenciada por sua herança parcialmente indígena. Como produtor musical, Hendrix também inovou ao usar o estúdio de gravação como uma extensão de suas ideias musicais. Foi um dos primeiros a experimentar com a estereofonia e phasing em gravações de rock.
Hendrix conquistou diversos dos mais prestigiosos prêmios concedidos a artistas de rock durante sua vida, e recebeu diversos outros postumamente, incluindo sua confirmação no Hall da Fama do Rock and Roll americano, em 1992, e no Hall da Fama da Música do Reino Unido, em 2005. Uma blue plaque (placa azul) foi erguida, com seu nome, diante de sua antiga residência, na Brook Street, de Londres, em setembro de 1997. Uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood (Hollywood Boulevard, 6627) foi dedicada a ele em 1994. Em 2006 seu álbum de estreia nos Estados Unidos, Are You Experienced, foi inserido no Registro Nacional de Gravações, e a revista Rolling Stone o classificou como o melhor guitarrista na sua lista de 100 maiores guitarristas de todos os tempos, em 2003. Hendrix também foi a primeira pessoa a fazer parte do Hall da Fama da Música Nativo-Americana.

    Robby Krieger
Nascido em 08 de janeiro de 1946, em Los Angeles, Califórnia, Robby Krieger foi convencido por um show de Chuck Berry para dar música rock ir, o que resultou na negociação guitarrista da sua guitarra clássica em uma Gibson SG, um instrumento que ele eventualmente tornar-se seu instrumento de eleição. Estudar a física ea música indiana na UCLA, Krieger tocou em bandas com amigos e, eventualmente, esbarrou em um baterista que tinha conhecido alguns anos antes, John Densmore. Os dois começaram a tocar juntos no blues, enquanto os juros Krieger na música e da cultura indígena continuou a florescer, como ele começou a brincar com cítaras (estudando na Escola Kinnara, que foi fundada por Ravi Shankar) e freqüentar as aulas de meditação. Foi em uma dessas aulas de meditação que Krieger conheceu o tecladista Ray Manzarek.Manzarek Krieger acabaram por convencer a descer e ensaiar com um poeta / cantor que ele estava trabalhando, Jim Morrison. Seu primeiro ensaio supostamente resultou na penning de "Moonlight Drive", que resultou no surgimento do The Doors. 

Rapidamente a construção de um nome para si próprios em Los Angeles com os seus imprevisíveis apresentações ao vivo, os Doors assinaram com a Elektra Records, e emitiu seu primeiro álbum, The Doors, em 1967.O álbum se tornaria um dos clássicos de todos os tempos do rock, como se gerou o hit monstro "Light My Fire", uma canção escrita inteiramente por Krieger. lançamentos do estúdio subseqüentes - 1967 de Strange Days, 1968's Waiting for the Sun, e 1969 é o Soft Parade - todas incluídas várias músicas clássicas, e ao amanhecer dos anos 70, a banda lançou um par de lançamentos fortes, de 1970 Morrison Hotel e 1971 do LA Woman. Na sequência do falecimento prematuro de Morrison, The Doors tentaram prosseguir, resultando em um par de álbuns assim-assim, 1971's Other Voices e Full Circle de 1972, antes de embalá-lo dentro 

Krieger iria emitir álbuns a solo (que estreou em 1977 com Robby Krieger & Friends), além de tocar as datas ao vivo e participações em álbuns de outros artistas (a banda Butts, Blue Öyster Cult, etc.) No início do século 21, Krieger e Manzarek ressuscitou o Doors (com o Cult, Ian Astbury tomar posição Morrison e Stewart Copeland da Polícia local, tendo inicialmente Densmore) para shows e gravações. 

"Singularidade" versão mais recente Krieger é uma mistura de todas as suas influências ecléticas, resultando em um impressionante exibição de suas proezas guitarra. Robby ainda excursiona com o co-fundador da Portas Ray Manzarek, realizando The Doors acessos a casas vendidas por todo o globo.



   
Stevie Ray



Stephen "Stevie" Ray Vaughan nasceu em Dallas, no Texas (3 de Outubro de 1954 - 27 Agosto de 1990) e foi um guitarrista de bluesamericano, conhecido como um dos mais influentes músicos da história. Ele é freqüentemente referido por suas iniciais, SRV...

Guitarras

Sua guitarra principal era uma Fender Stratocaster, que ele apelidou de "Number One". A guitarra era composta por um corpo em alder, provavelmente fabricado entre o final da década de 50 e o início da década de 60. Os captadores que equipavam esta guitarra datavam de 1959. O braço era de outra Stratocaster, porém de 1962, com escala de Jacarandá (rosewood).


          JEFF BECK


Jeff Beck (nascido Geoffrey Arnold Beck; Wallington, 24 de junho de 1944) é um guitarrista britânico que tocou em várias bandas influentes da década de 1960.
Assim como muitos músicos de sua época, Beck começou a trabalhar como guitarrista de estúdio. Em 1965 ele entrou para o Yardbirds (depois que Eric Clapton deixou o grupo). Dezoito meses depois ele também sairia, principalmente por problemas de saúde. Beck passou os anos seguintes tentando obter algum sucesso com sua The Jeff Beck Band - embora os álbuns vendessem bem suas músicas não eram muito comerciais, só conseguiu reconhecimento com o grande público ao gravar em 1975 o álbum Blow by Blow em carreira solo.
Uma característica marcante de seu trabalho é o fato de ele não trabalhar sempre com o mesmo estilo musical,optando por uma fusão de estilos que vão desde o jazz ao rock n' roll com um toque pessoal.
Recentemente uma rádio fez uma pesquisa mundial com uma série de críticos e Jeff Beck foi considerado o 4º maior e mais influente guitarrista do rock. Na revista Rolling Stone ele está em 14º entre os 100 maiores guitarristas de todos os tempos.
Ele continua esporadicamente a gravar e lançar seus discos. Em seus últimos três discos ele fez um trabalho com música eletrônica.
Tem paixão pelos hot rods, carros antigos que são alterados. O próprio Beck é um habilidoso mecânico e restaurador, chegando a ser elogiado por grandes nomes desse meio pelos seus trabalhos com os carros.[carece de fontes]
Ao contrário da maior parte dos guitarristas do rock, Jeff costuma tocar sem a palheta.


ERIC CLAPTON

Eric Patrick ClaptonCBE (nasceu 30 de março de 1945) é um Inglês blues-rock guitarrista e -cantora. Clapton é a única pessoa que foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame três vezes, como um artista solo, bem como um membro de bandas de rock dos Yardbirds eCream. Ao longo de sua carreira, Clapton foi visto por críticos e fãs como um dos mais importantes e influentes guitarristas mais de todos os tempos Clapton foi classificado em quarto na Rolling Stone 's lista revista das "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos e # 53 na sua lista dos "Imortais: 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. Em 2010, Clapton ficou em # 4 em Gibson 50 guitarristas de todos os tempos. 



 
   JOE SATRIANI



Nascido 15 jul 1956 (54 anos) Westbury, Nova Iorque
Gêneros
Instrumental rock,hard rock, heavy metal
Ocupações
Músico,compositor,produtor, guitarra instrutor
Instrumentos
Guitarra, baixo,teclados, vocal,gaita, banjo,harpa
Período em atividade
1978-presente
Labels
Sony, Epic, da Relatividade
Afiliações
Alice Cooper,Mick Jagger, Deep Purple, Steve
Vai,G3, Sammy Hagar,Chickenfoot,Jason Becker



   STEVE VAI


Steven Siro "Steve" Vai (nascido em 06 de junho de 1960) é um ítalo-americano guitarrista três vezes vencedor do  Grammy Award  , compositor, vocalista e produtor. Depois de iniciar sua carreira profissional como um transcriptionist música para Frank Zappa, Steve gravou e excursionou na banda de Zappa por dois anos, 1980-1982. O guitarrista começou sua carreira solo em 1983 e lançou 13 álbuns solo a partir de 2008. Além de seu trabalho com Frank Zappa, Vai também gravou e excursionou com o Public Image Ltd.AlcatrazzDavid Lee RothWhitesnake. Vai-se um membro regular da turnê G3 Concert Tour , que começou em 1996. Em 1999, Steve iniciou sua própria gravadora, Nações favorecida, com a intenção de mostrar, como Vai descreve, "... os artistas que tenham atingido o desempenho mais alto nível em seus instrumentos escolhidos.


   JOHN PETRUCCI 


 John Peter Petrucci (nascido em 12 de julho, 1967) é um americano guitarrista e compositor mais conhecido como membro fundador do metal progressivo banda Dream Theater. Junto com seu colega Mike Portnoy Ele tem produzido álbuns de todos os Dream Theater desde o seu lançamento em 1999, Metropolis Pt. 2: Scenes from a MemoryEle também é vocalista de Dream Theater, juntamente com Portnoy  Petrucci foi nomeado como o terceiro jogador na turnê G3 seis vezes mais do que qualquer outro guitarrista convidado. Em 2009 ele apareceu na posição 2 º (atrás de Dave Mustaine), em Joel McIver livro " As 100 maiores guitarristas de metal.


                PAUL GILBERT
Paul Brandon Gilbert (nascido em 06 de novembro de 1966 em IllinoisE.U.A.) é um americano músico. Ele é bem conhecido por seu trabalho de guitarra com Racer X e Mr. Big, bem como álbuns solo. Ele também se juntou a Joe Satriani e John Petrucci no 2007 G3 tour.
Ele foi votado como número 4 na lista da revista GuitarOne do "Top 10 Greatest Guitar Shredders de Todos os Tempos" bem como uma mancha na Guitar World's Fastest 50 Guitarristas de Todos os Tempo lista

               Yngwie Malmsteen



Yngwie Malmsteen Johann (pronúncia do Inglês:  ING-vay MAHLM-Steen, nascido 30 de junho de 1963) é um suecoguitarristacompositormulti-instrumentista e maestro. Malmsteen se tornou famoso e muito influente para a sua abordagem neo-clássico na música heavy metal, e é muitas vezes visto como um dos maiores guitarristas elétrica de todos os tempos.


              ERICK JOHNSON
Eric Johnson é um guitarrista e compositor estadunidense, nascido em 17 de Agosto de 1954 em Austin, Texas, Estados Unidos. Ingressou na música muito jovem através do piano, quando, aos 11 anos idade, influenciado por músicos como Jimi Hendrix, Chet Atkins,John McLaughlin, Wes Montgomery e Django Reinhardt, começou a tocar guitarra. De encantadora sonoridade, o timbre de Eric é pontuado por belas frases melódicas e timbre limpo. O guitarrista já recebeu vários prêmios e entrou para o Hall of Fame da revista norte-americana Guitar Player.

 Brian May

Brian Harold May, CBE (Hampton, Middlesex,Inglaterra, 19 de Julho de 1947) é o guitarrista e um dos vocalistas da banda inglesaQueen desde sua formação, tendo sido, inclusive, um dos responsáveis pela criação da banda (juntamente com Roger Taylor), no início dos anos 1970.
Como guitarrista, é conhecido por seu distintivo timbre assim como pelo fato de ter construído (com seu pai) sua própria guitarra, chamada de Red Special. Ele também escreveu várias músicas famosas da banda como "We Will Rock You", "Tie Your Mother Down", "The Show Must Go On" "Who Wants to Live Forever" e "I Want It All".
Recentemente, lançou em co-autoria um livro sobre como o universo foi desenvolvendo-se após o Big Bang. Também vale destacar que em algumas músicas ele utiliza uma moeda para tocar ao invés de palheta, em outras Brian toca somente com as unhas, é considerado dos grandes guitarristas da historia.




Sem comentários: